Planejamento estratégico é essencial para o crescimento das empresas

O ano está terminado e chegou o momento das empresas organizarem seu planejamento estratégico para 2021. E neste momento em que se decide quais os objetivos e metas se pretende alcançar, organizando tempo, ações e recursos.

Para isso é preciso fazer o levantamento do mercado, com estudos de tendências e cenários prospectivos, e de desempenho interno (tendo como base os períodos anteriores). Além disso, é preciso identificar os recursos disponíveis e estudar a concorrência. Estas ações são ainda mais necessárias em um ano tão atípico como este.

Sabemos ainda que devido à pandemia da Covid-19 muito do que havia sido planejado para 2020 não pode ser realizado. Então, é o momento de avaliar se estas são metas e objetivos que devem ser mantidos e quais mudanças devem ser implementadas já pensando neste novo cenário em que continuamos vivendo e que ainda não tem prazo para terminar.

Na realidade é preciso se atentar que foi devido ao planejamento estratégico que muitas empresas ficaram menos suscetível e vulnerável aos movimentos do mercado ocorridos devido à pandemia e puderam tomar as decisões necessárias para se manterem ativas.

Quando pensamos em planejamento estratégico precisamos ter ainda em mente que essa é uma ação necessária para administrar tempo, recursos e energia, itens estratégicos para qualquer negócio. Também focando no que realmente importa a curto, médio e longo prazo, ou seja, no que vai trazer mais prosperidade à empresa. Então, planejar é reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.

Mas, e se minha empresa não fizer um planejamento estratégico, o que pode acontecer?

Talvez seja justamente por isso que sua empresa não cresce, já que ela vai sendo gerida de modo aleatório, apagando incêndios que vão aparecendo no caminho, sem perspectivas ou metas.

Ter um bom planejamento estratégico é pensar em ações direcionadas aos objetivos do negócio. Ou você não sabe aonde quer chegar com a sua empresa?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*