Entenda a importância da gestão de qualidade nas empresas

A gestão da qualidade é uma ferramenta que promove uma visão sistêmica de toda empresa e foca na excelência de todos os processos, produção, serviços e produtos. Como estratégia, ela busca elevar continuamente os padrões para melhorar o desempenho das pessoas, dos processos, dos produtos e do próprio ambiente de trabalho.

Deste modo, o profissional da qualidade é o responsável por garantir a segurança e qualidade do produto final, acompanhando todas as etapas do processo produtivo, promovendo sua melhoria até chegar ao cliente de forma satisfatória.

A chegada da pandemia da COVID-19 fez com estes profissionais ganhassem ainda mais importância. Especialmente, porque, neste momento, os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Além disso, as empresas tiveram que se adaptar a diversas mudanças, que passam desde o horário de funcionamento até um maior cuidado com a saúde de seus colaboradores para evitar casos da COVID-19 dentro da organização.

E as empresas que já possuem um bom sistema de gestão, com processos definidos e compromisso com a qualidade, encontram-se à frente das demais e estão mais aptas a reagirem às estas transformações e criar novas oportunidades.

Dentre as principais mudanças que devem ser observadas neste período estão reavaliar o modelo de negócio, o que pode incluir uma nova abordagem de vendas ou até mesmo reestruturar sua proposta de valor para os clientes.

Lembre-se neste momento, o cliente busca ainda mais empresas que oferecem bom atendimento, produtos com qualidade, durabilidade e preço justo. E investir na imagem da empresa no mercado e para os consumidores é de suma necessidade.

Assim, um uso estratégico das redes sociais e uma boa comunicação interna devem ser prioridade. Uma vez que os primeiros engajadores da sua marca devem ser seus colaboradores e para que eles se envolvam, é imprescindível promover treinamentos e o diálogo. De tal modo que eles entendam o que deve ser feito, como e quando e quais as mudanças que estão sendo implementadas.

Também é preciso reavaliar os objetivos anuais da empresa e se e como será possível atingi-los ou se será necessários modificá-los. O que passa pela avaliação de custos, com a identificação de focos de desperdício com produto e mão de obra e um maior controle da qualidade e a análise de novos custos que poderão ser inclusos, sobretudo àqueles necessários para evitar à COVID-19.

Outro ponto que deve ter destaque dentro da Gestão da Qualidade da sua empresa é o atendimento às reclamações dos clientes, sobretudo se envolver um serviço mal prestado. Logo, é importante conhecer se há análise das causas destes problemas para que seja possível implementar ações, além de acompanhar os resultados por meio de indicadores. Estes devem ainda incluir outros setores como: produção, armazenamento, transporte, dentre outros. Assim, é possível entender se o sistema de gestão da qualidade da sua empresa realmente está ocorrendo de maneira consistente.

Recentemente, o Grupo Ferronorte realizou um workshop para tratar do nosso sistema de qualidade, visando proporcionar um ambiente de integração, aprendizado colaborativo e disseminação da cultura e filosofia da qualidade para o novo momento.

Agora, conta pra gente, como está o sistema de gestão da qualidade da sua empresa?

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