Atendimento ao cliente e vendas digitais

Não é novidade que o atendimento ao cliente é algo fundamental em qualquer empresa. Mas, neste período em que o distanciamento social é a melhor alternativa para combater o novo Coronavírus, o atendimento e as vendas on-line passaram a ser essenciais para as empresas se manterem ativas. De pequeno ou de grande porte, as empresas precisaram focar seus esforços nesse tipo de atendimento, mas nem sempre isso é fácil.

Dentre as principais vantagens do atendimento on-line estão a facilidade e agilidade no atendimento aos clientes, parceiros e fornecedores. Por isso, esse atendimento deve ser feito com qualidade e em tempo real. Não adianta disponibilizar número de whatsapp ou páginas nas redes sociais, se não há um retorno em tempo hábil. E isso depende da sua equipe que deve estar preparada para prestar este tipo de atendimento e para atender qualquer demanda, inclusive as reclamações.

E nestes meios digitais, as reclamações tendem a se tornar públicas e aqui vai uma dica fundamental: nunca deixe de dar uma resposta ao seu cliente. Não importa aonde foi feita a reclamação ou quão grave ela seja. Se possível tente levar a conversa para o privado e tente resolver a questão, se possível, é claro. Ao contrário, até uma pequena reclamação, que pode não parecer grave, é capaz de gerar uma grande repercussão negativa.

Outra dica importante é investir na humanização do relacionamento com o cliente. Ou seja, tornar a comunicação mais próxima e empática sem que as respostas sejam realizadas apenas de forma mecânica.

Já se você tem um site ou um e-commerce é fundamental utilizar ferramentas para potencializar esse contato. Divulgue nas suas redes sociais estes canais de venda para que seus clientes tenham acesso de forma fácil a eles.

O resultado de um bom atendimento on-line são clientes mais satisfeitos, necessidades atendidas, problemas resolvidos e cada vez mais vendas.

Agora conta pra gente como tem sido sua experiência com as compras on-line nesse período de distanciamento social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*