A versatilidade do Aço

A indústria do aço tem uma longa história de inovação e pode ser considerada vital para a manutenção do estilo de vida da sociedade atual. Podemos dizer que o aço está presente no nosso dia a dia nas mais diversas ocasiões e por isso, muitas vezes, torna-se invisível.

Há um número muito grande de formas e tipos de produtos de aço devido a todas as possíveis alterações na sua composição e forma. Uma das principais aplicações do aço está na construção civil e indústria, mas seu uso não se limita a estas áreas. Ele pode ser ainda utilizado na fabricação de veículos, materiais de construção, eletrodomésticos e móveis, por exemplo.

Um bom exemplo é na relação com os alimentos, quando utilizado como embalagem, o aço é importante na conservação e transporte de produtos alimentícios, evitando a contaminação e assegurando a sua qualidade. Seu uso como embalagem também pode ser encontrado na indústria em geral, produtos químicos, agrícolas, tintas, gases de cozinha e industriais.

Assim, o aço é um dos materiais mais consumidos do Brasil, sendo responsável por inúmeras aplicações e garantindo muitos empregos.

Outra vantagem é que o aço é obtido a partir do minério de ferro, que é um dos elementos mais abundantes no planeta. Do processo de produção resulta um material homogêneo, que não libera substâncias que agridem o meio ambiente. Além de ser altamente durável.

Devido a sua grande aplicabilidade e por ser infinitamente reciclável, sem qualquer perda de qualidade, a indústria do aço é também vital para a manutenção da sustentabilidade da sociedade. Isso ocorre porque o uso da sucata na fabricação de aço reduz os impactos ambientais. Com isso se cria uma série de benefícios como redução de emissões de CO², conservação de matérias-primas, eficiência energética, dentre outros.

Atualmente, o aço é o material mais reciclado do mundo. Contudo, no Brasil não existem ações governamentais nesse sentido, o que faz com que muito desse material acabe sendo descartado enquanto poderia voltar a ter utilidade.

Outro grande problema com a questão da reciclagem é que boa parte desse material que não é reaproveitado vem das residências. Logo, todos precisam estar conscientizados da necessidade de separar o lixo dentro de casa. Mesmo que na sua cidade não haja a coleta seletiva, veja se não há postos de recebimento de material reciclado.

Agora você já sabe que o aço tem muitas aplicabilidades e vantagens para a indústria e para toda a sociedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*