A importância da gentileza no ambiente de trabalho

A gentileza é crucial para a convivência em sociedade e no ambiente de trabalho ela é essencial para melhorar as relações e o convívio com chefes, colegas de trabalho, fornecedores e clientes. E no Dia Mundial da Gentiliza perguntamos: Mas, o que significa ser gentil?

Ser gentil é ser agradável, solícito, atencioso, respeitoso e receptivo, no seu modo de falar e agir com as pessoas no seu ambiente de trabalho e também fora dele. Além disso, é preciso também estender essas atitudes ao cuidado com o ambiente físico. Ser gentil tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos, já que estas pequenas atitudes podem falar muito sobre você e até melhorar o dia de alguém!

Assim, ser gentil é cumprimentar todas as pessoas diariamente, elogiar o trabalho do seu colega; sempre dizer: “muito obrigado”, “desculpas” e “por favor”; ajudar um colega atarefado; deixar seu ambiente de trabalho limpo, especialmente se você o dividir com um colega.

Ser gentil é também um diferencial dos profissionais que estão prontos para se destacarem no mercado de trabalho. Estes profissionais buscam serem gentis não apenas pessoalmente, mas também em um e-mail ou telefonema.

A gentilizar gera reciprocidade. Deste modo, é possível criar um ambiente em que as relações são harmoniosas e isso influencia até no aumento da produtividade e na vontade de participar daquilo. Logo, ter um ambiente de trabalho em que a gentiliza prevalece é melhor para os clientes, fornecedores e também para os profissionais. Contudo, para isso, é preciso o empenho e a dedicação de toda a equipe, incluídos os líderes.

E você já fez uma gentileza no seu trabalho hoje?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

*