As campanhas preventivas de saúde costumam fazer parte do calendário de atividades do setor de Recursos Humanos das empresas, sendo voltadas para informar e conscientizar os colaboradores sobre cuidados com a saúde física e mental. Assim, elas são uma ótima forma de cuidar dos colaboradores e deixá-los mais motivados. O que traz muitos benefícios para a empresa e também para o colaborador.
O motivo é que ter profissionais bem cuidados pode afetar diretamente nos resultados do negócio. Já que com mais conhecimento, eles cuidarão melhor da própria saúde. Outro ponto positivo é que sua empresa também passa a ser bem vista no mercado, pois está preservando também o valor humano dentro da sua política organizacional. Além disso, as empresas conhecem bem o perfil dos colaboradores e podem elaborar ações que estejam de acordo com as características desse público.
Logo os principais motivos para trabalhar campanhas preventivas de saúde nas empresas são:
- Conscientização sobre os mais diversos tipos de doença, como preveni-las e tratá-las;
- Ajuda a identificar problemas de saúde ainda desconhecidos;
- Ter profissionais mais conscientes aumenta a prática de hábitos preventivos;
- Garante uma maior qualidade de vida aos colaboradores;
- Promove a redução de número de afastamentos e custos por doenças;
- Demonstra preocupação com os funcionários;
- Fortalece a cultura organizacional e empresarial;
- Promove um ambiente de bem-estar;
- Aumenta o índice de motivação da equipe.
E como trabalhar ações na área da saúde com seus colaboradores? A empresa pode oferecer palestra com especialistas, exibir vídeos educativos, realizar rodas de conversas temáticas, distribuir brindes relativos ao tema para que sejam um lembrete da causa. É possível também investir em uma decoração temática e até incentivar uma ação social dentre os colaboradores.
Mas, se todos os meses há campanhas com temas específicos, isso não vai atrapalhar a produtividade dos funcionários? A resposta é não. Primeiramente você deve pensar nos benefícios dessas ações e atividades a médio e longo prazo. Ademais, é só uma questão de como organizar as atividades de modo que os colaboradores possam participar das atividades sem afetar o rendimento.